16 de janeiro de 2018

Histórias da história


Um monumento, uma edificação, um logradouro ou mesmo um objeto só adquire interesse, curiosidade ou relevância quando se conhece as histórias associadas, seja de sua origem ou algo ocorrido. É este conhecimento que nos faz respeitar, apreciar ou mesmo dar valor sentimental a eles. 

Numa cidade qualquer encontramos muitos, mas raramente sabemos a história associada a cada um e nem sempre é fácil descobri-las. Este desconhecimento resulta no desinteresse das pessoas por este patrimônio cultural que nos rodeia e consequentemente são solenemente ignorados. Infelizmente isto é regra. Poucos conhecem estas pequenas histórias das cidades onde residem, ou no máximo sabem apenas poucas delas.

Entre as dezenas de relíquias que podemos observar andando por Curitiba, segue uma pequena seleção delas, todas com histórias de mais de 100 anos, que nos  ajudam a conhecer um pouco da história da cidade. Do que nada restou preservado resta-nos ainda, felizmente, recorrer as janelas do passado como relatos, fotografias ou mesmo pinturas antigas.

No dia a dia passamos em frente de muitos destes monumentos e estão lá expostos para serem apreciados e manter viva a memória da cidade, mas muitas vezes nem percebemos a presença deles, e o que é mais triste ainda, constatar serem vítimas diárias de vândalos, desocupados e pichadores.